quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

8 Hábitos Que Vão Deixar Sua Pele Linda e Saudável


Clique na IMAGEM  www.SaudeeTerapia.com.br

8 Hábitos Que Vão Deixar Sua Pele Linda e Saudável

Todos nós temos hábitos ou costumes. Alguns hábitos são ruins e outros são “bons e saudáveis”, mas temos também alguns hábitos que prejudicam nossa saúde e a nossa aparência, que é importante não só para a nossa autoestima como também socialmente e profissionalmente.

Assim como nos acostumamos aos hábitos ruins, muitas vezes sem perceber também podemos nos acostumar aos hábitos bons. Às vezes precisamos apenas de um pouco de esforço para mudar o que não nos faz bem. Pode não ser tão difícil assim. Então, mãos à obra, porque logo abaixo vamos lhe dar algumas orientações bem interessantes.

Muitas vezes, as espinhas chegam sem avisar. Em outros momentos, elas são um problema constante e aterrorizante, que deixam muitas pessoas inseguras e com a autoestima abalada. Nem todo mundo é como a Maísa, que recentemente revelou o que faz para ter a pele lisinha aos 16 anos.

Exemplo disso é Kendal Jenner, modelo internacional e parte do “clã das Kardashians”, que recentemente desabafou no Instagram que sofrer de acne foi muito debilitante. "É algo com o qual eu tive que lidar desde o começo da adolescência e que fez me sentir ansiosa, desamparada e insegura". Não só ela declarou isso abertamente, como diversas outras celebridades nacionais e internacionais. A busca incessante e angustiante pela perfeição tem dado lugar a uma era em que famosas e influenciadores têm mostrado uma vida mais real. Elas são seres humanos como qualquer outro, com “problemas e espinhas” – e não precisam esconder nada de ninguém.

Existem Muitos Motivos Pelos Quais a Acne Pode Surgir:
 Acúmulo de bactérias na pele, o mau hábito de não tirar a maquiagem antes de dormir,
 Doenças hormonais,
 Estresse,
 Não limpar a pele corretamente,
 Predisposição genética,
 Produção de “hormônios androgênicos” pelo organismo (principalmente durante a puberdade),
 Reação a medicamentos,
 Síndrome do ovário policístico,
 Tipos específicos de alimentos,
 Uso de cosméticos que não sejam oil free, etc...

Como você pode ver, a lista é realmente extensa e somente um profissional bem qualificado poderá diagnosticar a causa corretamente. Lembre-se também de “sempre lavar seus pincéis e suas esponjas de maquiagem”.
Não sabe como? Neste post, eu expliquei 4 maneiras diferentes para fazer isso.

Pele é assunto sério! E não estamos falando apenas de “cravos e espinhas”, mas também de inchaço, vermelhidão e envelhecimento precoce. E vamos aos “bons hábitos”, que são 8.

1 – Durma Mais de 8 Horas Por Noite
Pode ser clichê, mas é a mais pura verdade. Hoje em dia, todo mundo sabe que dormir mal leva ao “envelhecimento precoce da pele, dos cabelos e das unhas. "Isso acontece porque o nosso organismo tem o ciclo “sono-vigília”, ou seja, alguns hormônios são produzidos exclusivamente enquanto dormimos, como por exemplo a “melatonina".

Ao contrário do que muitos podem achar, a “melatonina" não é um remédio” que se compra na farmácia; é, na verdade, um hormônio associado ao sono, que precisa de ambiente escuro para ser liberado. Além de induzir o sono, ela é muito importante para a qualidade da pele, dos cabelos e das unhas, porque diminui os radicais livres do oxigênio e do nitrogênio, reduzindo os efeitos do envelhecimento.

Já aconteceu de você dormir muito bem por várias noites e sentir que a sua pele está muito mais bonita e viçosa? Está provado cientificamente que não é balela. No entanto, se você está dormindo por mais de 8 horas e ainda assim acorda se sentindo exausto, recomendo procurar um profissional para avaliar a “qualidade do seu sono”, porque ele deve ser reparador para o corpo, para a mente e realmente descansar e recuperar seu organismo do desgaste do dia a dia.

2 – Limpe a Pele Corretamente
Eu bato sempre nessa tecla, mas as pessoas não imaginam como faz toda a diferença remover a maquiagem e limpar a pele diariamente.
O passo a passo: O primeiro passo da rotina de cuidados com o rosto é usar o “sabonete apropriado” para o nosso tipo de pele logo pela manhã. Utilizar água morna ou fria é um detalhe muito importante também, porque a água quente leva ao ressecamento. Após enxaguar e secar com toalha macia, devemos aplicar o adstringente, que tem a função de balancear e normalizar o pH cutâneo.

Antes de dormir, você pode repetir todo este processo. A única diferença é o uso do demaquilante antes de lavar o rosto. Além disso, leve em consideração seu tipo de pele para comprar o produto removedor de maquiagem. "Peles oleosas devem evitar os bifásicos. Opte por água micelar ou lenços de limpeza sem óleo. Depois disso, lave a face e aplique o adstringente". Dessa maneira, a pele já está preparada para cremes ou loções de tratamento.

Se você já ouviu falar sobre “água micelar”, mas não sabe muito bem para que serve, neste post eu explico o que é, para que serve e como usar.

3 – Lembre-se de Beber Água
Como você já deve saber, a água representa mais de 60% do corpo humano e é extremamente importante para o funcionamento dos nossos órgãos. A hidratação da pele deve começar de dentro para fora, ou seja, antes de se preocupar com o hidratante, não se esqueça de ingerir a quantidade adequada de água. "Uma pele mais hidratada aparenta menos as ruguinhas mais finas, tem menos propensão a reter líquidos, ou seja, incha menos e tem mais viço, pois o colágeno hidratado é renovado mais facilmente".

Como eu havia comentado no post sobre 8 hábitos de beleza muito importante que as pessoas geralmente têm preguiça de seguir, existem vários aplicativos que podem lembrar você a se manter hidratado. Ter uma garrafa por perto, seja em casa ou no trabalho, também ajuda bastante. Se achar mais gostoso, use gengibre, hortelã, canela e outros ingredientes para aromatizá-la.

4 – Proteja Sua Pele
Esta é outra dica que eu lembro as pessoas, com frequência. Faça chuva ou faça sol, o protetor solar jamais deve ser esquecido. "As radiações UVA e UVB, que causam envelhecimento cutâneo e manchas como: melasma e câncer de pele, estão presentes mesmo nos dias nublados e de inverno". O uso de filtro deveria se tornar um hábito diário na vida de todos, assim como escovar os dentes e tomar banho.

O ideal é sair de casa já com o produto e reaplicá-lo a cada 3 horas. Existem diversas marcas no mercado, com ou sem cor, para peles oleosas ou sensíveis, com substâncias anti-idade na fórmula e até para uso masculino. "O fator de proteção solar [o FPS] para o rosto deve ser sempre acima de 50, por mais morena que a pessoa seja". Com esse calor insano que está fazendo no Brasil nos últimos tempos, não podemos descuidar nenhum minuto.

5 – Faça Exercícios Físicos e Caminhadas Regularmente
Aproveite que ainda estamos no começo do ano, coloque suas resoluções de 2019 em prática e comece a fazer exercícios! Ao nos exercitarmos, nosso organismo libera endorfina, hormônio que ajuda na autoestima e na modulação do sistema imunológico, além de produzir substâncias que têm ação contra o envelhecimento, como a L-glutamina.

Se você vai para a academia depois do trabalho ou costuma passar maquiagem antes de ir, repense este hábito! "Durante a atividade física, ficamos com o corpo mais quente, o que leva a um aumento na transpiração e na dilatação dos poros. Se estivermos de maquiagem, os poros ficarão obstruídos, podendo desenvolver espinhas e cravos". O ideal, portanto, é suar com o rosto higienizado (com sabonete e adstringente) e protegido com protetor solar.

6 – Tome Cuidado Com o Sal e o Açúcar
Você come muito chocolate durante a semana? Sempre reforça o sal na comida que já foi temperada? Preste atenção! O sal em grandes quantidades favorece a retenção de líquidos, podendo causar o indesejado inchaço. Para minimizar o problema, recomendamos controlar o consumo de salgadinhos de pacote, embutidos (linguiça, peito de peru, presunto, salame e salsicha, por exemplo) e outros produtos industrializados ricos em sódio.

Já o excesso de açúcar aumenta o risco de desenvolvermos processos inflamatórios que podem causar acne, celulite e outros problemas. Um docinho de vez em quando não faz mal, mas quando esse consumo é exagerado, rapidamente notamos o reflexo na nossa pele.

7 – Priorize Alimentos Naturais
Desde pequenos, nós ouvimos sobre a importância de comer frutas, verduras e legumes, que ajudam no bom funcionamento do organismo e são ricos em vitaminas, fibras e minerais. Quer saber alguns benefícios desses alimentos? Vamos explicar.

 Frutas vermelhas, oleaginosas (castanhas e nozes) e verduras verde-escuras: são alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a controlar os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Ter folhas cruas ou refogadas no almoço e no jantar, além de frutas e castanhas nos lanches garantem o aporte desses nutrientes tão importantes.

 Mamão e aveia são velhos conhecidos do bom funcionamento intestinal. Um intestino saudável garante a absorção dos nutrientes que nossa pele tanto precisa. Vale ressaltar que a aveia também é rica em silício, nutriente presente em muitos produtos cosméticos. Ou seja, invista na aveia!

Vale ressaltar que o silício é responsável por estimular a síntese do colágeno e da elastina, e também atua na mineralização óssea, ou seja, ele é essencial para o crescimento, a formação de cartilagens, articulações e da pele. Além disso, atua sobre os radicais livres, com seu alto potencial antioxidante e hidratante.

 Frutas cítricas são excelentes fontes de vitamina C, que auxilia nosso corpo a produzir colágeno. Consumir a quantidade adequada de proteína, seja de fonte animal ou vegetal também é primordial para produzir esse elemento que estrutura nossa pele, deixando-a firme e com menor chance do desenvolvimento precoce de rugas e outras marcas de expressão.

8 – Beba Com Moderação
Quem sou eu para falar "não beba", não é mesmo? Se você é feliz com seu copinho de cerveja no happy hour de sexta-feira e aquela gin tônica com as amigas no sábado à noite ou mesmo um uisquinho, não vou estragar seus prazeres. Mas é importante lembrar que o álcool é um vasodilatador, o que significa que ele dilata as artérias, veias e vasos linfáticos, levando à vermelhidão no rosto e ao inchaço.

Já percebeu que quando você bebe suas olheiras ficam mais ressaltadas na manhã seguinte? Isso acontece porque o álcool desidrata a pele. A principal diferença entre as bebidas alcoólicas está no teor de açúcar que elas contêm, porque quanto mais doces, mais chances de surgir um quadro de acne.

"Entre os mais consumidos, o vinho é tido como 'bonzinho' pelo seu efeito antioxidante, devido ao resveratrol, substância presente na uva, mas a realidade é que ele é uma das bebidas mais agressivas para a pele, pois seu teor alcoólico causa uma vasodilatação mais intensa, além de levar à liberação de histamina, que aumenta ainda mais o rubor facial."

Qual dessas dicas você segue à risca? Quero saber! Olha, se você conseguir manter alguns desses hábitos já está de parabéns! Se você segue seguir todos esses hábitos a rigor, você certamente terá uma pele “Linda e Saudável” e parabéns por nos prestigiar com a sua leitura.

Redação: SCHNEIDER Saúde e Terapia


Sérgio Schneider

CRT: 42.237
Sinaten: CTN-SP 2732
.
TERAPEUTA DO SONO
Fitoterapeuta e Ortomolecular
Especialista em Plantas Medicinais
Pós-Graduado em Fitoterapia Clínica
Especializado em Incontinência Urinária e Prostatite
Principais Tratamentos: RoncoApnéia do Sono e Insônia


 

CLIQUE e Conheça Também


CLIQUE AQUI Para Conhecer Nossos Tratamentos Naturais



Gostou Desse Artigo? Pode Comentar e Compartilhar com Seus Amigos nas Redes Sociais.


Tel. (11) 5044-0606 – WhatsApp. (11) 9.9524-2828
Site: www.SaudeeTerapia.com.brE-mail: SaudeeTerapia@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário